7

Lorem ipsum dolor sit amet.

Autoconhecimento

sinais da falta de

“Conhece-te a ti mesmo”

Enviar agora mesmo

Sócrates

A frase de Sócrates reforça que o autoconhecimento é o caminho para descobrir quem se é de verdade e se libertar das amarras que a sociedade impõe.

Reflexões importantes:

Respostas negativas para as últimas perguntas são um claro sinal de que você precisa trabalhar mais o autoconhecimento.


Para te ajudar vamos listar os 7 sinais que mostram que você precisa se conhecer melhor.

Mesmo o menor dos conflitos é motivo para uma explosão


Já ouviu falar da expressão “Tempestade em copo d’água”?


Quando você se sente perdido e não sabe quem é, acaba aproveitando dos momentos de conflito para provar que é competente e capaz de cuidar de si mesmo, não conseguindo controlar suas emoções. Isso transforma qualquer problema pequeno em uma grande tempestade.

SINAL 1

A opinião dos outros afeta profundamente o seu comportamento


É muito frágil construir a auto imagem com base nas opiniões das outras pessoas.


Enquanto as opiniões forem positivas tudo vai bem, mas no minuto em que se tornam negativas tudo parece que vai te sufocar. Essa dependência do reconhecimento alheio é fruto da falta de uma boa autoavaliação, feita de uma maneira justa e correta.

SINAL 2

Dificuldade de lidar com o próprio erro


Se dependemos da opinião alheia para nos moldarmos, qualquer erro que traga críticas faz a autopunição entrar em ação.


Quando você sente que não cumpriu com as expectativas, acaba sendo bastante cruel consigo mesmo. Começa então um processo de autodepreciação e de construção de uma má imagem, com muita dificuldade para se perdoar e até mesmo não conseguindo reconhecer as conquistas e coisas boas que acumulou.

SINAL 3

Medo de tomar decisões


Se você não se conhece, tomar decisão é quase uma tortura.


A falta de autoconfiança te torna confuso sobre o melhor caminho e por isso, você acaba escolhendo aquilo que não quer. Às vezes você pode dizer sim para algo, porque muitos também disseram e você não quis ser o diferente; ou quando diz não para algo, pode ser por medo de ser atrevido demais.

SINAL 4

Viver a vida do outro e não a própria


Quando a comparação começa a fazer parte da nossa vida, aos poucos vamos deixando nossa essência para trás.


Tudo isso para se adaptar a vida que você acha que é a melhor, pois funciona para outra pessoa. Você começa a gostar do que os outros gostam, comer o que os outros comem, e só sair para onde os outros saem. A sua identidade passa a ser apenas o reflexo do que o mundo te mostra, e você não sabe nem ao menos quem você é de verdade.

SINAL 5

Medo do futuro e falta de satisfação com o presente


Se você não consegue lidar com os problemas e desafios do presente, quem dirá dos que estão por vir.


A falta do autoconhecimento faz com que você não perceba todas as pequenas vitórias, passos certeiros, ou qualquer outro bom resultado obtido no presente. A sensação de que falta algo é constante e por isso você não consegue se sentir satisfeito nunca. Então você passa a acreditar que as coisas tendem a piorar no futuro.

SINAL 6

Não consegue curtir a própria presença


Sabe aquela sensação de não se sentir confortável ao fazer as coisas sozinho? É um sinal forte da falta de autoconhecimento.


Você sente que está lidando com um estranho, e que de quebra vai precisar enfrentar os olhares de pena das outras pessoas. É muito difícil para quem não se conhece conseguir sentir a tranquilidade e a satisfação de curtir alguns momentos a sós. Por isso, acaba perdendo a oportunidade de viver momentos agradáveis com a melhor companhia: você mesmo.

SINAL 7

Mas, é preciso estar disposto a passar por um processo desses, pois é um aprendizado constante que nunca vai terminar.

se conhecer

A importância de

O autoconhecimento é uma viagem para dentro de si mesmo, onde você vai investigar e descobrir tudo aquilo que te torna você mesmo.

Pontos fortes

Pontos de melhoria

Metas

Sonhos

Objetivos

Crenças que te fortalecem

Crenças que te limitam

Sua própria história

Uma vez que você começa a compreender tudo isso, fica muito mais fácil traçar um plano de ação

para eliminar aquilo que te puxa para trás

e reforçar tudo o que te empurra para a frente.

QUERO ACESSAR O EBOOK

Como o Coaching

pode te ajudar?

A metodologia do Coaching é uma grande facilitadora do autoconhecimento, seu objetivo é ajudar os mais diversos perfis de pessoas a se conectarem ainda mais com a sua própria essência.

Para isso são utilizadas diversas técnicas e ferramentas, onde você vai ter a oportunidade de descobrir um novo conceito sobre si mesmo.


Tudo isso vai te dar o poder de direcionar melhor as suas ações e reações, focando na realização daquilo que deseja, sem deixar de respeitar o que você acredita.


O coaching vai te ajudar a entender que as respostas que você procura não estão do lado de fora, mas sim dentro de você mesmo.

“Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo.

Sou capaz de gerar cada vez mais resultados extraordinários.”

José Roberto Marques

Sugestão de leitura

Para complementar tudo o que a gente falou aqui, vamos te indicar um livro que vai te ajudar a começar o seu processo de autoconhecimento.

Neste livro você vai encontrar uma oportunidade incrível de transformar, em um poder gigante, o potencial que vive inerte dentro de você mesmo. São diversos exercícios práticos de autoconhecimento para você explorar o seu universo interior e transformar sua vida.

Quer saber mais sobre o Coaching?

Acesse o nosso E-book Tudo Sobre Coaching e saiba mais sobre essa metodologia que tem transformado a vida de milhares de pessoas.



Preencha os campos ao lado para fazer o download do E-book Tudo Sobre Coaching:

Acesse o nosso E-book Tudo Sobre Coaching e saiba mais sobre essa metodologia que tem transformado a vida de milhares de pessoas.



Preencha os campos abaixo para fazer o download do E-book Tudo Sobre Coaching:

Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC